quarta-feira, 8 de outubro de 2008

No lugar que nos pertence!

Bem, podem voçês dizer: este indivíduo só escreve quando o FCP está bem... O que, confesso, acaba por ser verdade. Gosto de opinar sobre os bons e maus momentos, mas os bons é que são saborosos!
Andámos nós mal, por Vila do Conde com uma exibição paupérrima, por Londres ainda pior, mas agora, paulatinamente, estamos a conseguir levantar a cabeça, tanto que até já estamos em primeiro...
Desde já digo que não gosto da maneira como o Porto agora joga. Muito mais calculista, sem grande futebol espetáculo, porque saíram Quaresma, Bosingwa, Paulo Assunção e Tarik da equipa habitual do ano passado. Entraram Rodríguez, Sapunaru, Fernando e Tomás Costa.
Quaresma é um artista. Sobre do mal dos artistas: só joga quando está para aí virado. Rodríguez é bom técnicamente, raçudo, mas não é artista.
Bosingwa é um lateral que ataca e defende bem, rapídissimo. Sapunaru é diferente: mais posicional, até defende bem, mas não é tão rápido, e até nem ataca muito mal...
O que dizer do Paulo Assunção? É um jogador que, naquela posição, não há muitos no mundo, setido posicional irrepreensível, capacidade de corte e passe acima da média. Fernado é um diamante por delapidar. Gostei muito da época que fez no Estrela e começa a mostrar que se pode tornar num grande jogador também.
Por fim o Tarik é um ala puro, fantasista, rápido. Tomás Costa não é ala, joga no meio, mais defensivo, com qualidade de passe e remate de longe.
Assim sendo, o que a equipa perdeu em termos de fantasia e espetáculo, ganhou em combatividade, sentido posicional e colectivo. Pratica um futebol mais "feio", mas eficaz. A própria inclusão do Tomás Costa acaba por dar mais consistência à equipa, sobretudo na meia direita a defender.
Claro que malta gosta de ver futebol espetáculo, mas não há por Quaresmas e Bosingwas aos molhos. Temos de adaptar a equipa aos jogadores que temos.
Ainda assim, gostava de ver o Hulk, o Licha e o Rodriguez a formarem a frente de ataque: Rodriguez à esquerda, Licha à direita e Hulk pelo meio, com constantes trocas. É uma ideia...
Quanto ao Jesualdo, que não invente. Que ponha a jogar quem está melhor: por mais voltas que dê, o Fucile vai ser sempre a melhor opção para a lateral esquerda. O Lino só em jogos com equipas que defendam muito atrás e o Benitez mandá-lo embora.
Depois de tudo isto, vamos lá ganhar o campeonato e fazer melhor na Liga dos Campeões. Naõ temos de nos atemorizar com qualquer equipa. Respeito sim, mas não medo. São 11 de cada lado, e se no fim todos tiverem dado melhor que têm, ninguém tem razão para apontar quaisquer falhas.

Sem comentários: