terça-feira, 13 de maio de 2008

As escolhas do Scolari

Com o anunciar dos 23 jogadores que vao estar no Europeu, abriu oficialmente a epoca de discussao sobre as escolhas do Mister Scolari.
Comecando pela baliza, Quim e Ricardo eram ja esperados, e normais. O titular deveria ser o Quim, realizou a melhor epoca, senao das melhores da carreira. Mas a escolha do Scolari devera ser o Ricardo. O Patricio sera o terceiro guarda redes. Deveria ser o Eduardo, do Setubal, pela grande epoca que realizou e pontos (e trofeu), que deu ao seu clube, ao contrario da inseguranca e perda de pontos que deu o Patricio ao Sporting.
No lado direito da defesa temos 3 opcoes: Bosingwa, Miguel, Paulo Ferreira. Estamos bem servidos, o que encontrar melhor joga. Para o centro Pepe, Ricardo Carvalho, Fernando Meira e Bruno Alves. Os dois primeiros dao mais garantias, mas ha boas opcoes. No lado esquerdo temos o Jorge Ribeiro apenas, que como defesa deixa muito a desejar, acomecar pela baixa estatura. O titular devera ser o Paulo Ferreira, adaptado, mas nunca sera a bom rigor, um pe esquerdo. Ficou de fora o Caneira, mas realmente falta-nos um verdadeiro defesa esquerdo.
Trincos: Miguel Veloso, Petit e Raul Meireles. Todos estes fazem a posicao 6. O Raul esteve bem toda a epoca mas mais a frente, na posicao 8. O Petit passou a epoca lesionado. Resta-nos o Miguel Veloso, inexperiente e a tentar recuperar a forma. Nao se percebe a ausencia do Maniche, nao so pela sua qualidade, mas pelo que transmite ao balneario e, realmente (a semelhanca do Ricardo), transcende-se nestas fazes finais. O Meira tambem podera jogar aqui, mas sem grandes garantias diga-se.
Segundo trinco ou posicao 8: Joao Moutinho, Raul Meireles. Qualquer deles em boa forma. Repito o que disse do Maniche para esta posicao.
Para criativo, ou numero 10: Deco e Nani, se bem que o segundo podera jogar mais nas alas e o Moutinho tambem pode fazer este posto. Mas sem duvida, Deco e titular, resta saber como chega a competicao.
Alas: Ronaldo, Simao, Quaresma e Nani. Aqui tambem ha fartura de opcoes. Talvez dos lugares mais bem servidos. Ronaldo a direita e Simao a esquerda deverao ser titulares.
Falta o homem golo. A par do defesa esquerdo, o outro problema da nossa equipa. Nuno Gomes fez uma epoca apagada. Postiga nao se impos no Porto nem na Grecia. Hugo Almeida nunca foi primeira opcao no Werder Bremen. A minha preferencia vai para o Postiga, pois de entre os 3 acho que seja o melhor, faltando-lhe apenas minutos e confianca. O pior e que nao temos mais opcoes em Portugal.
Falou-se na hipotese do Paulo Assuncao ser seleccionado. Neste momento seria muito bem vindo, pois acrescentaria muito ao nosso meio campo, a semelhanca do que fez no Porto.
Mas como estas sao as escolhas do Scolari, e so faz falta quem la esta, apoiarei incondicionalmente a seleccao, apesar de alguns pontos em discordia. No final faremos as contas.
Forca PORTUGAL!